Artigo de Hospital Caterers: Hospitais em Portugal planeiam reforçar a oferta de refeições de base vegetal.

Quatro hospitais de Lisboa vão passar a oferecer mais opções de base vegetal ao abrigo do programa Prato Sustentável da ProVeg Portugal. O projeto surge na sequência de iniciativas semelhantes implementadas com sucesso em Nova Iorque.

O acordo entre a ProVeg e a empresa de restauração ITAU permitirá a formação de equipas de cozinha e a sensibilização de gestores de cafetarias, pessoal clínico (incluindo médicos) e utentes para o impacto ambiental e na saúde das escolhas alimentares. No âmbito deste acordo, serão também desenvolvidas receitas personalizadas por especialistas em nutrição.

Este programa é uma extensão do projeto Prato Sustentável da ProVeg Portugal, implementado em 2022. Só este ano, o programa já serviu mais de 58.000 refeições de base vegetal em mais de 90 escolas em Portugal.

Joana Oliveira, diretora da ProVeg Portugal, afirmou:

“Ao introduzirmos refeições de base vegetal em hospitais e noutras instituições, estamos a mostrar como a alimentação e a contratação pública podem ser uma alavanca poderosa para a ação climática, promovendo simultaneamente estilos de vida mais saudáveis.”

Nova Iorque já tinha aberto o caminho ao permitir que 11 dos seus hospitais públicos oferecessem refeições de base vegetal como opção padrão em 2022. Em 2023, estes hospitais registaram uma poupança média de 59 cêntimos por cada refeição de base vegetal, demonstrando que estas opções geram poupanças consistentes em comparação com os pratos de carne.

Artigo traduzido de Hospital Caterers aqui.