Programa Universitário

A criar hábitos alimentares mais sustentáveis

A Proposta

O Programa Universitário Prato Sustentável é uma solução para as universidades que procuram reduzir a sua pegada ambiental e incentivar as populações mais jovens a internalizar hábitos alimentares mais sustentáveis.

Desde 2022, o Programa foi já implementado a nível Municipal em 7 cidades, desde Albufeira and Leiria, cobrindo escolas públicas de ensino básico e Secundário.

Em 2024, o Programa foi implementado no primeiro Instituto de Ensino Superior - o Instituto Piaget em Almada. Em 2025, já foi implementado no Instituto Politécnico de Lisboa, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e em breve no Instituto Politécnico de Leiria.

O que Recebe a Universidade?

Certificação

Com a adesão ao programa Prato Sustentável, é atribuída à Universidade um selo registado que certifica a sua participação no programa, e que pode ser utilizado como evidência do seu compromisso com a sustentabilidade. Além disso, terá acesso a um relatório com o impacto da medida na pegada de carbono da Universidade.

Consultoria

Como parte integrante da adesão, a Universidade terá acesso a todo o know-how e consultoria da equipa especializada do programa, incluindo um Guia Completo de Implementação, Livro de Ementas, Lista de Fornecedores, e outros materiais pedagógicos. Receberá também o apoio ao nível da realização de formações teórico-práticas de culinária e workshops, em antecipação da implementação de uma refeição de base vegetal semanal.

Aceitação nas Universidades

Exemplos de programas semelhantes

Universidade de Cambridge (Reino Unido) reduziu oferta de carne e promove alternativas vegetais.

Universidade de Stirling (Escócia) com ementa 100% vegetal até 2025, a pedido dos alunos.

Restaurantes universitários em Berlim com mais de 90% dos pratos vegetarianos ou de base vegetal em 2023.

Universidade de Aveiro abriu restaurante vegetariano.

King’s College (Reino Unido) abre café 100% vegetal.

Universidade de Florença (Aveiro) oferece diariamente opções de vegetal.

Campanha pelas ementas de base vegetal universitárias

Testemunhos

“Tive um retorno muito positivo de todos os participantes sobre a formação, apesar de todos estarem habituados às preparações sem a proteína animal, foi mesmo uma mais valia para o desenvolvimento de todos este momento que vocês proporcionaram. A metodologia utilizada, em que os participantes efetivamente produzem os pratos, facilita a aprendizagem e troca de conhecimentos não só com os formadores mas também entre os próprios cozinheiros que se mostraram bastante disponíveis.” Responsável pelo Departamento de Nutrição de uma empresa de restauração coletiva que tem o programa

Candidatura ao Programa

Universidades e Institutos de Ensino Superior podem candidatar-se ao Programa ao enviar-nos uma mensagem abaixo ('Contactar'). Para mais informações, por favor envie-nos uma mensagem.

Junta-te a nós como Embaixador do Programa Universitário

Procuramos vozes que criem impacto e motivem as pessoas a fazer a diferença. Para divulgar a iniciativa e fazer parte do Programa Universitário Prato Sustentável, os embaixadores vão utilizar as suas redes sociais para promover o programa; cozinhar um prato (bom ou mau) que se lembram de ter comido no refeitório universitário e partilhá-lo com os seus seguidores; ir à universidade onde estudaram, consumir o prato vegetariano/vegan, dar um rating e partilhar nas redes sociais; e participar no evento de lançamento da campanha e da petição, na sua atual universidade.