Programa Municipal

A criar hábitos alimentares mais sustentáveis

A Proposta

O Programa Municipal Prato Sustentável propõe ser uma solução para os municípios que procuram reduzir a sua pegada ecológica e educar as populações mais jovens para internalizar hábitos alimentares mais sustentáveis.

Exemplo de Comparação de Menus Escolares

* Percentagem de redução da Pegada Ecológica na comparação entre o valor médio da Pegada Ecológica de 10 refeições convencionais e 5 refeições de base vegetal, dos refeitórios escolares em dois municípios Portugueses.
Fonte:
Global Footprint Network & Universidade de Aveiro

O que Recebe o Município?

Certificação

Com a adesão ao programa Prato Sustentável, é atribuída à Universidade um selo registado que certifica a sua participação no programa, e que pode ser utilizado como evidência do seu compromisso com a sustentabilidade. Além disso, terá acesso a uma ferramenta que permitirá calcular o impacto da medida na pegada ecológica da Universidade, desenvolvida pela Global FootPrint Network e Universidade de Aveiro.

Consultoria

Como parte integrante da adesão, a Universidade terá acesso a todo o know-how e consultoria da equipa especializada do programa, incluindo um Guia Completo de Implementação, Livro de Ementas, Lista de Fornecedores, e outros materiais pedagógicos. Receberá também o apoio ao nível da realização de formações teórico-práticas de culinária e workshops, em antecipação da implementação de uma refeição de base vegetal semanal.

Materiais de Apoio

E-book para Alunos, Encarregados de Educação e Professores

Um guia sobre o que é um prato sustentável, dirigido às famílias e às escolas. Inclui as razões para comer proteínas vegetais, os mitos sobre as mesmas e até receitas saborosas para fazer em família!

Guia de Formação de Cozinha Vegetariana em Contexto Escolar

Apresentam-se neste guia de receitas alguns exemplos de receitas adaptadas ao contexto escolar, de modo a que sejam de fácil e rápida confecção para quem as faz, e saborosas e apelativas aos alunos.

Booklet sobre Refeições Sustentáveis em Contextos Escolares

Este booklet tem como objetivo mostrar a importância de uma transição para uma alimentação de maior base vegetal de forma a mitigar as alterações climáticas, , focando-se num contexto escolar.

Setembro 2022

Formação Profissional

Formação profissional em cozinha vegetariana, para toda a equipa de cozinha dos refeitórios escolares

– 4 sessões, ~75 pessoas, 5 horas por participante

Setembro 2022

Workshops

Workshops para alunos, encarregados de educação e professores sobre alimentação de base vegetal sustentável

– 5 sessões, ~175 pessoas, 90 minutos cada

Municípios que já aderiram

Um total aproximado de

0
novas refeições de base vegetal por semana

nos refeitórios das escolas públicas nos municípios assinantes, após a assinatura com o Prato Sustentável

Testemunhos

Funcionários dos Refeitórios

Alunos

Encarregados de Educação

Interessado em Aderir?


Envie-nos uma mensagem e entraremos em contacto consigo para detalharmos os próximos passos!