A Proposta
O Programa Municipal Prato Sustentável propõe ser uma solução para os municípios que procuram reduzir a sua pegada ecológica e educar as populações mais jovens para internalizar hábitos alimentares mais sustentáveis.
Exemplo de Comparação de Menus Escolares
* Percentagem de redução da Pegada Ecológica na comparação entre o valor médio da Pegada Ecológica de 10 refeições convencionais e 5 refeições de base vegetal, dos refeitórios escolares em dois municípios Portugueses.
Fonte: Global Footprint Network & Universidade de Aveiro
O que Recebe o Município?
Certificação
Com a adesão ao programa Prato Sustentável, é atribuída à Universidade um selo registado que certifica a sua participação no programa, e que pode ser utilizado como evidência do seu compromisso com a sustentabilidade. Além disso, terá acesso a uma ferramenta que permitirá calcular o impacto da medida na pegada ecológica da Universidade, desenvolvida pela Global FootPrint Network e Universidade de Aveiro.
Consultoria
Como parte integrante da adesão, a Universidade terá acesso a todo o know-how e consultoria da equipa especializada do programa, incluindo um Guia Completo de Implementação, Livro de Ementas, Lista de Fornecedores, e outros materiais pedagógicos. Receberá também o apoio ao nível da realização de formações teórico-práticas de culinária e workshops, em antecipação da implementação de uma refeição de base vegetal semanal.
Materiais de Apoio
E-book para Alunos, Encarregados de Educação e Professores
Um guia sobre o que é um prato sustentável, dirigido às famílias e às escolas. Inclui as razões para comer proteínas vegetais, os mitos sobre as mesmas e até receitas saborosas para fazer em família!
Guia de Formação de Cozinha Vegetariana em Contexto Escolar
Apresentam-se neste guia de receitas alguns exemplos de receitas adaptadas ao contexto escolar, de modo a que sejam de fácil e rápida confecção para quem as faz, e saborosas e apelativas aos alunos.
Booklet sobre Refeições Sustentáveis em Contextos Escolares
Este booklet tem como objetivo mostrar a importância de uma transição para uma alimentação de maior base vegetal de forma a mitigar as alterações climáticas, , focando-se num contexto escolar.
Municípios que já aderiram
Um total aproximado de
nos refeitórios das escolas públicas nos municípios assinantes, após a assinatura com o Prato Sustentável
Testemunhos
Funcionários dos Refeitórios
Alunos
Encarregados de Educação
Professores
Interessado em Aderir?
Envie-nos uma mensagem e entraremos em contacto consigo para detalharmos os próximos passos!