A Solução: O Programa Prato Sustentável
O que fazemos?
O Programa Prato Sustentável propõe tornar as refeições dos refeitórios em Portugal mais amigas do ambiente e educar para hábitos alimentares mais sustentáveis, ao estimular-se um maior consumo de alimentos de origem vegetal, como é o caso das leguminosas (grão-de-bico, feijão, fava, lentilhas, etc.), cuja pegada ecológica é reduzida, pois a sua produção requer menos recursos, como a água fresca e terra arável, e emissões de gases com efeito de estufa.
Em 2022, o Programa foi já implementado a nível Municipal, em Almada e Albufeira, cobrindo dezenas de escolas públicas. Em 2023, foi implementado em escolas de Sta. Maria da Feira, Estarreja e Peniche.
Em 2024, o programa Prato Sustentável expandiu a sua atuação ao celebrar protocolos com os municípios Braga, Carregal do Sal e Leiria. Essa expansão permitiu ampliar e qualificar ainda mais a oferta de refeições de base vegetal nos refeitórios escolares.
O programa deu também um passo inédito ao estabelecer, pela primeira vez, uma parceria com uma empresa de alimentação coletiva, o ITAU, possibilitando a sua implementação em novas instituições, incluindo dois hospitais públicos em Lisboa. Pela primeira vez, alcançou também uma instituição de ensino superior, o Instituto Piaget de Almada.