
A Proposta
O Programa Universitário Prato Sustentável é uma solução para as universidades que procuram reduzir a sua pegada ambiental e incentivar as populações mais jovens a internalizar hábitos alimentares mais sustentáveis.
Desde 2022, o Programa foi já implementado a nível Municipal em 7 cidades, desde Albufeira and Leiria, cobrindo escolas públicas de ensino básico e Secundário.
Em 2024, o Programa foi implementado no primeiro Instituto de Ensino Superior - o Instituto Piaget em Almada.
O que Recebe a Universidade?

Certificação
Com a adesão ao programa Prato Sustentável, é atribuída à Universidade um selo registado que certifica a sua participação no programa, e que pode ser utilizado como evidência do seu compromisso com a sustentabilidade. Além disso, terá acesso a um relatório com o impacto da medida na pegada de carbono da Universidade.

Consultoria
Como parte integrante da adesão, a Universidade terá acesso a todo o know-how e consultoria da equipa especializada do programa, incluindo um Guia Completo de Implementação, Livro de Ementas, Lista de Fornecedores, e outros materiais pedagógicos. Receberá também o apoio ao nível da realização de formações teórico-práticas de culinária e workshops, em antecipação da implementação de uma refeição de base vegetal semanal.
Aceitação nas Universidades
Exemplos de programas semelhantes
Universidade de Cambridge (Reino Unido) reduziu oferta de carne e promove alternativas vegetais.
Universidade de Stirling (Escócia) com ementa 100% vegetal até 2025, a pedido dos alunos.
Restaurantes universitários em Berlim com mais de 90% dos pratos vegetarianos ou de base vegetal em 2023.
Universidade de Aveiro abriu restaurante vegetariano.
King’s College (Reino Unido) abre café 100% vegetal.
Universidade de Florença (Aveiro) oferece diariamente opções de vegetal.

Candidatura ao Programa
Universidades e IES podem candidatar-se ao Programa ao enviar-nos uma mensagem abaixo ('Contactar'). Para mais informações, por favor envie-nos uma mensagem.

Junta-te a nós como Embaixador do Programa Universitário
Procuramos vozes que criem impacto e motivem as pessoas a fazer a diferença. Para divulgar a iniciativa e fazer parte do Programa Universitário Prato Sustentável, os embaixadores vão utilizar as suas redes sociais para promover o programa; cozinhar um prato (bom ou mau) que se lembram de ter comido no refeitório universitário e partilhá-lo com os seus seguidores; ir à universidade onde estudaram, consumir o prato vegetariano/vegan, dar um rating e partilhar nas redes sociais; e participar no evento de lançamento da campanha e da petição, na sua atual universidade.