Sobre o Programa

Descubra mais sobre o programa Prato Sustentável, da ProVeg Portugal

A Oportunidade

Quando falamos de padrões de consumo sustentáveis, frequentemente o foco é o uso de energia, a reutilização e reciclagem de materiais, o uso de transportes e a utilização do plástico. Todos estes aspetos são importantes de endereçar, mas uma outra questão tem que ser tratada: a alimentação, que representa a maior fatia da pegada ecológica dos portugueses (30%).

A Solução: O Programa Prato Sustentável
O que fazemos?

O Programa Prato Sustentável propõe tornar as refeições dos refeitórios em Portugal mais amigas do ambiente e educar para hábitos alimentares mais sustentáveis, ao estimular-se um maior consumo de alimentos de origem vegetal, como é o caso das leguminosas (grão-de-bico, feijão, fava, lentilhas, etc.), cuja pegada ecológica é reduzida, pois a sua produção requer menos recursos, como a água fresca e terra arável, e emissões de gases com efeito de estufa.

Em 2022, o Programa foi já implementado a nível Municipal, em Almada e Albufeira, cobrindo dezenas de escolas públicas. Em 2023, foi implementado em escolas de Sta. Maria da Feira, Estarreja e Peniche.

Em 2024, o programa Prato Sustentável expandiu a sua atuação ao celebrar protocolos com os municípios Braga, Carregal do Sal e Leiria. Essa expansão permitiu ampliar e qualificar ainda mais a oferta de refeições nos refeitórios escolares.

O programa deu também um passo inédito ao estabelecer, pela primeira vez, uma parceria com uma empresa de alimentação coletiva, o ITAU, possibilitando a sua implementação em novas instituições, incluindo dois hospitais públicos em Lisboa. Pela primeira vez, alcançou também uma instituição de ensino superior, o Instituto Piaget de Almada.

Em 2025, o Programa Prato Sustentável expande a sua atuação para igualmente colaborar ao nível das compras e do caderno de encargos e termina o ano com mais de 165 mil refeições à base de vegetais servidas em escolas.

Algumas componentes do Programa

Refeição ricas em vegetais

As refeições são concebidas por uma equipa de nutricionistas, e manter-se-ão nutricionalmente equilibradas.

Formação

Os cozinheiros dos refeitórios e funcionários das empresas gestoras das cantinas recebem formação profissional.

Workshops

Organizamos ações educativas para alunos e utilizadores do refeitório, encarregados de educação e também professores, orientadas para a educação alimentar.

Como será implementado?

  • É estabelecido um protocolo entre ambas as partes. O serviço é totalmente gratuito para entidades públicas. 
  • O programa é implementado seguindo diretrizes da ProVeg Portugal, e com o apoio da entidade. O objetivo é promover uma alimentação mais à base de vegetais, com mais alimentos locais e sazonais, visando-se outras componentes, como a redução do desperdício alimentar. 
  • Após um ano de implementação, a ProVeg Portugal desenvolve um relatório de redução de pegada ambiental personalizado. 

O que recebe a Entidade

Consultoria

Consultoria em todas as etapas da implementação, incluindo os workshops e formações

Materiais

Disponibilização de um Guia de Alimentação Coletiva e muitos outros materiais, como dezenas de fichas técnicas.

Certificação

Atribuição de certificado à escola, município, universidade ou outro, como símbolo do compromisso com a sustentabilidade

Candidatura ao Programa

Todas as instituições com refeitório coletiva podem candidatar-se ao Programa durante os períodos abertos de candidatura. Durante este período, um formulário de candidatura estará ativo. Para mais informações, por favor envie-nos uma mensagem.